FERRAMENTA 5S – O QUE É A 5S FERRAMENTA DA QUALIDADE NA INICIATIVA ENXUTA?

Capa vantagens sistema erp
VANTAGENS SISTEMA ERP PARA CONTROLE DE ESTOQUE
25 de julho de 2019
Capa Poka-Yoke O que é
POKA-YOKE O QUE É? SAIBA AS VANTAGENS DA FERRAMENTA
30 de julho de 2019
Show all

FERRAMENTA 5S – O QUE É A 5S FERRAMENTA DA QUALIDADE NA INICIATIVA ENXUTA?

CAPA FERRAMENTA 5S DA QUALIDADE

Uma das explicações para os elementos do 5S e ferramenta da qualidade é que eles fazem parte da cultura Lean. Isto é, uma iniciativa enxuta. Portanto, se trata da parte da eficiência e colaboração, em prol de satisfazer o cliente. 

Apesar do conceito Lean nos trazer diversas ferramentas, se o 5S não for implementado, pode não dar muito certo a implementação da filosofia lean

Neste post, vamos saber o que é a 5S ferramenta da qualidade, benefícios e como funciona a implementação. Let’s go!

Afinal, o que é a 5S ferramenta da qualidade?

Não se preocupe! O intuito é ter ordem visual. O 5S ferramenta da qualidade possui 5 elementos que são: SEIRI, SEITON, SENSO, SEIKETSU e SHITSUKE. Quanta praticidade! 

Depois, você tem que colocar tudo isso em ordem e padronizado.

O 5S ferramenta da qualidade tem objetivo de controlar o sistema organizacional através de procedimentos operacionais padrão. Ou seja, se trata de abandonar o desleixo e manter tudo em ordem e qualificado. 

Portanto, o 5S é uma ferramenta que diminui o desperdício e mantém a produtividade mais consistente visualmente. 

A implementação do 5S tem os pilares de organizar, ordem, brilho, padronizar e sustentar, uma metodologia de uma ferramenta da qualidade que traz organização, limpeza e desenvolvimento.

+ VAMOS SABER MAIS SOBRE O GERENCIAMENTO ENXUTO? TUDO SOBRE LEAN

Os benefícios da ferramenta 5S 

O método enxuto estimula as condições de trabalho, melhora a segurança, tempo e resolve os problemas rapidamente. Logo, entre os benefícios estão:

  • Eleva moral dos funcionários
  • Práticas de trabalho convenientes
  • Qualidade nos processos e produtos
  • Favorece a comunicação
  • Impressões positivas
  • Aumenta eficiência e organização

A qualidade e a mão no bolso

Os custos do 5S ferramenta da qualidade podem vir em ações de investimento em educação e treinamento, sinais e através de equipamentos de apoio da implementação. Inclusive, o maior investimento é no pessoal da equipe para implementar o método. 

É, o seu bolso pode ficar vazio até você obter o visual desejado. Já o desperdício, é devido a falta de informação. Insira o visual em lugares que todos possam visualizar para promoção da melhoria contínua.

Agora, vamos detalhar o 5S?

+ ANTES, VOCÊ PODE IMPLEMENTAR A FERRAMENTA CICLO PDCA: COMO FAZER (Planejar-Fazer-Verificar-Agir)

5S ferramenta da qualidade: SEIRI, SORT ou UTILIZAÇÃO

FERRAMENTA 5S SORT OU UTILIZAÇÃO
Somente o necessário, nada mais que o necessário.

Sabe aquelas coisas que mais atrapalham do que ajudam no ambiente de trabalho? O ideal deste elemento do 5S é simplificar a produção e detectar quais as ferramentas que são utilizadas regularmente e os que quase não são utilizados, inclusive, mantê-los em local adequado.

Depois, podemos encontrar problemas com funcionários que não sabem onde o equipamento está inserido. Portanto, um dos benefícios é reduzir o tempo de busca de itens caso estejam em local adequado. 

A segurança também é um dos benefícios, já que ninguém mais vai cair ou esbarrar em tudo. Desta forma, os armários e estantes devem se manter em ordem para facilitar a locomoção.

E, de todos os benefícios, um dos mais importantes é a qualidade, pois os medidores são calibrados no prazo e mantida a manutenção em ordem. Afinal, temos que eliminar o excesso de materiais e WIP – work-in-process.

Na verdade, os excessos podem se tornar resíduos e a solução é manter tudo em mínimo e bom senso. Basicamente, se trata de ter uma visão crítica e objetiva, detectar as falhas.

5S ferramenta da qualidade: SEITON, SET ou ORDEM

FERRAMENTA 5S SEITON ORDEM
Cada coisa em seu lugar.

Depois de identificar os excessos, vamos colocar tudo em prática. Desde já, o intuito é ordenar tudo para dar continuidade da etapa anterior. Ou seja, vamos remover itens e criar espaço no layout.

Para executar uma tarefa, os componentes devem estar alinhados com o que você precisa. Portanto, é como a sua impressora, onde as folhas e tudo permanece alinhado para que funcione e imprima com eficiência. 

A ordem aqui é manter todos os elementos em locais organizados para ter consistência na hora de executar as tarefas. Isto é, os padrões de manufatura, equipamentos e ferramentas, além de racionalizar os componentes, padronizar desenhos e documentos ou projetos para padronizar processos que integram o trabalho a produção.

5S ferramenta da qualidade: SEISO, SHINE ou LIMPEZA

Ferramenta 5S seiso Limpeza
Limpeza é a chave da organização.

O 5S ferramenta da qualidade tem objetivo de fazer todos felizes e produtivos. Portanto, a limpeza é essencial. Imagine uma produção toda suja, equipamentos velhos ou o risco de um curto circuito.

Além da limpeza, também é ter segurança e saúde. Dessa forma, manter o ambiente limpo e contínuo. Diariamente, a limpeza deve ser priorizada. 

Tudo pronto e limpo para o uso!

Se você orientar o operador a lubrificar e limpar as máquinas vai detectar os componentes danificados antes de que aconteçam problemas. 

Para implementar o SEISO, primeiro vamos identificar as áreas. Depois, o cronograma de dias e horários de cada tarefa de limpeza. Portanto, o processo é feito antes, durante e depois dos turnos. 

Assim também, todos devem permanecer certificados de que os equipamentos estejam disponíveis, pronto para o uso. 

5S ferramenta da qualidade: SEIKETSU, STANDARTIZATION ou PADRONIZAÇÃO

Ferramenta 5S - Padronização
Quem fez o quê? Limpeza de informações.

Embora pensemos que até aqui é o que aplicamos, qualquer melhoria, quando perde o seu foco, acaba por perder a sua essência. Para evitar isso, defina um cronograma que tudo seja revisado constantemente. 

A 5S ferramenta da qualidade é um método que deve ser aplicado continuamente, como uma forma de controle. Portanto, podemos fazer uma lista que os visitantes externos preenchem com suas opiniões e critérios.

As áreas de armazenamento e da empresa estão definidas? As informações estão claras e os padrões impostos estão sendo cumpridos? Se estas respostas forem positivas, isso significa que você padronizou o seu ambiente de trabalho e deve controlá-lo. 

+ QUER APLICAR MAIS UMA FERRAMENTA DA FILOSOFIA ENXUTA? FERRAMENTA VSM: MAPEANDO O FLUXO DE VALOR

5S ferramenta da qualidade: SHITSUKE, SUSTAIN ou AUTODISCIPLINA

FERRAMENTA 5S Sustain Autodisciplina
Check e refaça alterações sempre. Não se esqueça de monitorar!

Garantir que toda a abordagem aplicada até aqui seja funcional e aplicada rigorosamente. Portanto, nós temos que saber se as pessoas estão fazendo tudo conforme se pede a ferramenta. De certa forma, já nos tira a nossa tranquilidade, mas é necessário para o desenvolvimento. 

Assim também, nós podemos também penalizar as pessoas que não cumprem o combinado. Afinal, são as novas regras da empresa. Assim também, o 5S ferramenta da qualidade deve permanecer sustentado. 

Algumas regrinhas para a autodisciplina são:

  • Comunicação
  • Educação
  • Recompensas e reconhecimento
  • Tempo
  • Estrutura

Ou seja, precisamos ter clareza em nossas ideias, entender os conceitos e as práticas. Enfim, as pessoas precisam ser reconhecidas pelo seu trabalho, mesmo que seja com um simples obrigado. 

Claro que, os prêmios são muito motivadores. Mas, lembre-se: é preciso tempo para que sejam cumpridas as manutenções. Portanto, não dá para exigir tanto do operador. 

Basicamente, é saber o que deve ser feito, a qual momento e que tudo esteja claro e visível.

+ QUE OTIMIZAR A SUA EMPRESA? APLIQUE SMED: LEAN, A FERRAMENTA E O SETUP REDUZIDO

E aí, gostou do 5S Ferramenta da Qualidade? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. 

 

Deixe seu comentário aqui embaixo. 🙂

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *