Metódico e contínuo, conhecido como PDCA, quando as coisas não vão muito bem e as reclamações são constantes é hora de aplicar o método. Descubra o Ciclo PDCA, como fazer e estimule a melhoria contínua da sua empresa.
Vamos supor que perante as reclamações, você investe na empresa e faz algumas modificações. Um novo fornecedor e uma nova linha para entrega, todos alinhados com o propósito. Ufa!
Ficamos felizes com o resultado.
Essa transição é dar um ciclo PDCA que auxilia na melhoria de seus negócios. Agora, vamos saber o Ciclo PDCA, como fazer e aplicar.
Desenvolvido na década de 1950, o modelo é uma das formas de identificar como atender as expectativas dos clientes. Demining criou o PDCA como fazer para solucionar e desenvolver o que precisa ser mudado.
Apesar de Demining ter usado o PDSA – Plan-Do- Study– Act – mas foi o foco no Check que implementou uma mudança e não um estudo. O intuito era prever resultados através de um esforço de melhoria e comparando com resultados reais.
De fato, Demining enfatiza o constante desenvolvimento de novos conhecimentos, guiado sempre por uma teoria. Depois, ele modificou o PDCA para PDSA devido ao Checar estar relacionado a uma inspeção e não um estudo.
+ Não deixe de ver o guia completo: GUIA DEFINITIVO: GESTÃO E CONTROLE DE ESTOQUE
+ Não perca a implementação: O QUE É JUST IN TIME? GUIA DEFINITIVO SOBRE CONCEITO E IMPLEMENTAÇÃO JIT
+ Para otimizar a produção: O QUE É SISTEMA PUXADO DE PRODUÇÃO?
A abordagem é feita através de estágios que melhoram continuamente processos ou produtos e solucionam os problemas. As 4 fases são:
PLANEJAR – PLAN
Relatar o problema com clareza, através de dados e identificar as causas raiz.
PDCA, como fazer para estabelecer objetivos e processos em prol de obter resultados positivos?
O plano é articular as ideias para melhorar os processos.
FAZER – DO
Depois, para o PDCA, como fazer para executar o plano de ação?
As pequenas mudanças são testadas para garantir a eficácia.
VERIFICAR – CHECK
Portanto, os dados coletados são estudados e analisados. Assim, os resultados devem ser pautados para sabermos sobre as mudanças realmente positivas.
AGIR – ACTION
PDCA, como fazer para melhorar o processo?
Nesta etapa, as fases anteriores são analisadas e conseguimos uma base melhor.
Agora, vamos detalhar o PDCA, como fazer e os seus estágios.
Para responder a sua pergunta, siga os passos para obter resultados de qualidade.
Na primeira etapa, será necessário identificar e compreender o problema ou a possibilidade do que é possível aproveitar. Primeiramente, a chave é entrar num processo de explorar informações, definir problema e plano, explanar ideias e desenvolver a implementação.
Aqui, coloque em pauta as suas expectativas, se os problemas estão resolvidos e se seu projeto pode ter sucesso. Você retornará a isso no estágio Check, sendo que essa primeira etapa é simples.
O intuito é fazer uma análise do que já obtemos e no que podemos melhorar, além de fazer com que a equipe e todas as informações que você possui sejam esclarecidas.
+ Não deixe de saber sobre: GESTÃO VISUAL LEAN MANUFACTURING: COMO UTILIZAR A TÉCNICA
Depois de identificar, já deve ter encontrado uma solução. Portanto, teste ao efetivar um projeto piloto pequeno. Desta forma, vamos avaliar se as modificações alcançam o resultados positivos, sem interrupções para a operação.
Por exemplo, você pode avaliar um departamento ou um grupo específico. Assim, conforme realiza a análise dos dados, você pode explanar como isso vai funcionar e as possíveis mudanças para usar na próxima etapa.
Aqui, estamos tentando ou testando o projeto. Portanto, é a preparação para a última etapa que é a ação de implementar.
Nesta etapa, podemos realizar a análise dos resultados do piloto em relação às ideias que definimos na primeira etapa. Para avaliar se é eficaz ou não, caso não funcione o piloto, você pode voltar a primeira etapa.
Caso a solução ainda não seja satisfatória, você pode repetir as fases anteriores e explorar novas ideias. Ou seja: isso é verificar.
Devido a esta etapa, Deming adaptou a terceira fase como Study. Portanto, é um estudo do projeto. Você só deve dar continuidade quando estiver realmente feliz com o resultado.
+ Quer saber sobre: POKA-YOKE O QUE É? SAIBA AS VANTAGENS DA FERRAMENTA
Finalmente! Aqui é onde você implementa as soluções de seus problemas. Lembre-se: PDCA/PDSA é um ciclo contínuo e não um processo com final. Ou seja: sempre deverá inovar as linhas e buscar formas de fazer sua organização prosperar.
Simples e poderoso, resolver problemas em qualquer local da empresa. Testar soluções, avaliar resultados e ação. Assim, o compromisso do PDCA é a melhoria contínua.
Mas passar pelo ciclo PDCA, como fazer e implementar pode ser lento ao invés de direto. Portanto, é algo para ser implementado durante todo percurso da empresa, não só nas horas de risco.
Uma das barreiras é a equipe não aceitar tanto o projeto. Sendo assim, todos os membros, mesmo que seja radical, devem estar cientes das mudanças que a sua empresa precisa.
+ Curioso pela filosofia TUDO SOBRE LEAN
Depois de saber tudo sobre PDCA, como fazer e o plano de implementação, você pode usar em qualquer processo de negócio. Inclusive, pode aplica-lo em sua própria vida.
Particularmente, as ferramentas de gestão nos dão insights não só para a empresa, mas para gerir nossa vida e carreira. Afinal, administrar é a chave para o sucesso, tanto da empresa, quanto seu pessoal.
A estrutura é eficiente para implementar o Total Quality Management ou Seis Sigma, que são iniciativas de melhoria de processos. Explore as soluções e controle da melhor maneira.
De fato: o importante é evitar o desperdício, tanto da sua própria energia e tempo, quanto o da empresa. E, com relação a sua empresa, seu bolso pode sofrer complicações, que vão refletir em seu pessoal. Sendo assim, um une o outro e caminham paralelamente.
O PDCA é usado como apoio de uma das estruturas do Kaizen, sendo que os dois enraízam a questão de eliminar desperdícios. Mesmo que empresarial, você pode aplicar na sua própria vida.
Como anda a minha carreira? Quais metas posso cumprir ou estão em andamento?
Quando você responder essas perguntas, parta para ação e veja seus próprios resultados.
Curtiu?
Deixe seu comentário de como anda seu lado pessoal e como sua empresa anda. Nós vamos amar conhecer você. 🙂