GESTÃO VISUAL LEAN MANUFACTURING: COMO UTILIZAR A TÉCNICA

O que é Kanban? Guia Definitivo - Capa
O QUE É KANBAN? GUIA DEFINITIVO: Conceito Implementação e Controle
21 de agosto de 2019
Show all

GESTÃO VISUAL LEAN MANUFACTURING: COMO UTILIZAR A TÉCNICA

Capa Gestão Visual Lean Manufacturing

GESTÃO VISUAL LEAN MANUFACTURING: COMO UTILIZAR A TÉCNICA

Compreender a mensagem num simples olhar. Esse é o intuito da gestão visual! Saiba tudo sobre a técnica de Gestão Visual Lean Manufacturing.

Ao olhar no chão ou pela parede você já compreendeu a mensagem através de um símbolo ou placa. A Gestão Visual Lean Manufacturing apoia a compreensão para organizar sua empresa ou indústria.

Nem sempre colorido ou gráfico, mas o princípio é você ler o ambiente. Portanto, é como rastrear informações com o olhar. 

Quando você entra em uma sala ou em algum lugar importante, a primeira coisa que seus olhos fazem é se direcionar ao ambiente para descobrir ao redor. Todo mundo lê o seu próprio local de trabalho. Assim, qualquer coisa de estranho você já está atento e pode reagir.

Ou seja: é instantaneamente reconhecível. Para os sinais, são três segundos. Veja este tópico super interessante sobre gestão visual.

Como funciona a gestão visual lean manufacturing?

Dados Gestão Visual

O gerenciamento visual das informações deve responder dúvidas, contribuir para a fábrica em prol de que a equipe execute suas tarefas sem problemas. Ou seja, é tudo como ler seu ambiente.

Todos nós possuímos capacidade de explorar o ambiente e reconhecemos se há algo de errado. Assim, evitamos situações ruins.

Inclusive, dá para treinar essa capacidade de leitura. Portanto, quanto mais desenvolvida, mais você capta as coisas à seu redor.

Placas, sinalizações e os equipamentos vem com informações, sendo que, é possível implementar esse sistema na sua empresa. 

Tipos de Gestão Visual Lean Manufacturing

Podemos destacar alguns seguimentos da gestão visual para que você entenda como funciona o negócio. Veja:

  • Gestão Visual com Dados – Os dados podem ser exibidos de maneira digital ou em placas. Geralmente, as informações são de taxas, defeitos e status da produção. Dados, gráficos e tabelas, o importante é estar acessível e de fácil visualização.
  • Gestão Visual com Marcações – Podem colar rótulos no chão ou nas paredes para direcionar as pessoas, assim como as placas de trânsito e aquele monte de símbolos que estão nas cartilhas de trânsito. 
  • Gestão Visual com Ferramentas – As caixas de ferramentas devem ser otimizadas, sendo que deve haver um local para cada ferramenta em específico. Assim, quando batermos o olho, veremos o que está ali. Inclusive, o cabeamento também podem ser facilitada a visualização dos fios. 
  • Gestão Visual com Layout – Além de gerenciar seu estoque, é possível saber aonde tudo está sem muitas preocupações. Portanto, com as máquinas organizadas, o fluxo de passagem é melhor. 

Problemas de informação na gestão visual

As fotos de seus painel ou intranet próximos ao usuário podem ser um problema. Por exemplo, podem ser horríveis e podem atrapalhar o funcionário. 

Um outro problema, é que os cabos geralmente tem a mesma aparência e eles não tem rótulos de identificação de onde inserir o conector. Se tivermos um problema, todos cabos deverão ser desconectados para saber onde encaixar ou as portas todas fechadas. 

Um técnico experiente vai rotular antes de desconectar e enquanto o gerente ficar em cima de você, talvez esteja encrencado. 

Benefícios do Gerenciamento Visual Lean Manufacturing

  • Estimula os pensadores visuais.
  • O trabalho se desenvolve
  • O ambiente fala
  • A segurança e a melhoria é contínua
  • Alinha a empresa
  • Ambiente mais organizado

M-m-mas, por quê a gestão visual é tão importante?

Saber como os departamentos rastreiam seus objetivos e informações trazem uma visão melhor à equipe. 

As ações e os efeitos destacam imediatamente a operação, o que nos permite regularizar os problemas à tempo. 

Esse é o potencial do Lean! Impulsionar o desempenho e motivar a equipe em busca de soluções e melhorias. Portanto, bons resultados serão garantidos. 

Enfim, a gestão visual é primordial para iniciar o programa Lean. Ou seja: engajar os funcionários, alcançar metas e visualizar os progressos. De certa forma, faz parte da Melhoria Contínua da Lean. 

Afinal, transparência, união e informações compartilhadas são um dos princípios da filosofia Lean. 

+ QUER SABER TUDO SOBRE LEAN?

Como utilizar a gestão visual lean manufacturing?

Agora, vamos aprender como utilizar a ferramenta e quais recursos possuímos para isso. Isto é, vamos detalhar um pouco das ferramentas de gestão visual mais populares. 

Gráficos

Gestão Visual Gráficos

Os gráficos exibem os dados de controle dos processos de duas maneiras: os dados dos processos ou a gestão das saídas. Portanto, esses gráficos possuem uma linha central que exprime o limite superior e inferior de 3 sigma. Ou seja, essa linha representa a média do processo. 

Esses limites garantem que a equipe visualize a variação de causa comum e a variação de causa especial para sabermos se os processos são estáveis. 

Os gráficos podem falar de desempenho, comportamento e tomar decisões em prol da melhoria, através de inspeções e determinar a capacidade atual e projetar o futuro.

Kanban

Kanban

Já falamos bastante sobre a técnica Kanban aqui no site. Portanto, os cartões visuais equilibram a produção e ajudam a remover os gargalos da produção.

É uma técnica de gestão visual muito utilizada e trazem uma visão dos processos, sendo visualizado e limitado o fluxo do trabalho em andamento. Logo, evitamos estoques e gastos desnecessários. 

Gemba Walks

Gestão Visual Gemba Walks

A favoritinha da filosofia Lean. Porém, podem ser utilizadas em qualquer processo de gestão. Durante um processo em Gemba, o gerente visita o local para observar e mostrar respeito aos funcionários.

Portanto, é assim que os gestores conseguem as informações sobre os fluxos e analisam as oportunidades de melhoria. 

+ A mais pura filosofia: TUDO SOBRE LEAN

5S

5S

Uma das ferramentas mais utilizadas na filosofia Lean Manufacturing. Em suma, é um método com cinco palavras escritas com “S” que também garantem uma gestão visual. 

Portanto, o intuito é além de organizar, reduzir os desperdícios, disciplina e maior visibilidade e flexibilidade ao caminhar pela produção.

O que você aprendeu?

Se você usa ou já usou algumas das técnicas, pode otimizar sua gestão visual e acelerar seus processos. Tem alguma dica bacana pra gente? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Compartilhe nas suas redes sociais.

+ Não deixe de ver o guia completo: GUIA DEFINITIVO: GESTÃO E CONTROLE DE ESTOQUE

Um grande abraço,

IESTOQUE.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *