O que é o Lean? Mais valor para o cliente e menos recursos. Você quer descobrir o que é Lean e nós temos um artigo especial para responder a sua pergunta!
Um processo de criação que não permite desperdícios. De maneira otimizada, a produção enxuta concentra os processos ao mudar o gerenciamento dos ativos e departamentos verticais. Assim, otimiza o fluxo de produtos ou serviços em fluxos de valor inteiros e horizontais.
Eliminar o desperdício dentro de todo fluxo de valor, sem ser em pontos soltos, dá autonomia aos processos, menos esforços, menos espaço e capital. Além disso, o tempo é reduzido, serviços com preços mais acessíveis e menos defeitos.
Nas condições mais difíceis, podemos esquecer do longo prazo e ter que tomar medidas de curto prazo que são prejudiciais. De fato, o lean foi feito para lidar com tempos difíceis, sendo criados alguns princípios, conceitos e técnicas fundamentais para saber tudo sobre Lean.
O principais conceitos na implementação Lean são:
1. Valor – Valor sob a ótica do cliente
O quanto o produto vale para o cliente. Quando você for colocar a mão na massa, quanto aquele produto vai valer?
2. Fluxo de Valor – Alinhar na sequência ideal as atividades que geram valor
Fluxo único e contínuo, não ir e voltar as atividades no momento da produção. Isso não agrega valor e não gera um fluxo ideal para a empresa.
3. Fluxo contínuo – Atividades sem interrupção
Um retrabalho ou tempo espera que não agregam valor e atrapalham o trabalho. Qualquer coisa que agridam o lead time.
4. Produção Puxada – Produzir sempre que solicitado
Está relacionada a quantidade e necessidade que o cliente precisa. Atualmente, devido a concorrência, é necessário ficar de olho no cliente e no mercado. A necessidade do cliente deve ser enquadrada na produção e não a produção ser feita na previsão do cliente se adequar.
5. Perfeição – Eficiência e eficácia
Sempre é possível melhorar os processos para buscar a excelência.
+ Para saber como otimizar a produção: TPM – LEAN MANUFACTURING: Benefícios da Manutenção Produtiva Total
+ Manter um fluxo contínuo na produção? HEIJUNKA: CONCEITO LEAN PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO
+ Quer saber como funciona a produção puxada? O QUE É SISTEMA PUXADO DE PRODUÇÃO?
Ganhar dinheiro quando o mercado está bom e todos estão ganhando dinheiro é fácil! A questão é ganhar quando tudo vai mal. Assim, surgiu o Lean.
Evita os desperdícios listados: superprodução, movimentação, manuseio de materiais, estoque, espera, processamento e correção. Em alguns casos, tempo e potencial humano são incluídos. De fato, é fazer mais com menos.
Uma das mudanças mais significativas é redefinir o trabalho de criação de valor do negócio. Para criar isso, é necessário que você crie esse valor ao saber como seus funcionários trabalham. Afinal, Lean é sobre trabalho. Trabalhar no trabalho de criar um fluxo de valor para sua empresa.
O pensamento é enxuto, mas precisamos de todos para criar esse valor juntos. O Lean é uma cultura e está longe de ser apenas o Just in Time, e nem algo para se recorrer quando as coisas apertarem.
+ Para implementar o Just in Time na produção: O QUE É JUST IN TIME? GUIA DEFINITIVO SOBRE CONCEITO E IMPLEMENTAÇÃO JIT
Claro que, existem diversos outros tipos de desperdício no modelo lean. Mas, o importante é eliminar todos os resíduos do sistema, ou seja, mudar o sistema de produção. Portanto, vamos ajudar você em sua escolha.
A superprodução é mutável e quando se tem mais do que precisa, é difícil rastrear tudo. Entretanto, o cliente sabe o que deseja, mas, você não pode fornecer por não saber onde realmente está ou se essa procura vai demorar.
Para sanar todos os desperdícios, algumas ferramentas giram em torno do Lean, assim como Kanban e heijunka ou de gerenciamento – Padronização e Hoshin Kanri e Value Stream Mapping – que alinham e previnem os excessos.
Alinhar o tempo de serviço do fluxo de valor. Se pensarmos desse jeito, significa que a superprodução é tudo que fazemos através das técnicas para criar um fluxo contínuo.
+ Para saber mais sobre a sua produção: SISTEMA DE PRODUÇÃO EMPURRADA
Para conhecer um pouco mais das ferramentas do Lean:
Fora essas, existem diversas ferramentas que também servem de apoio, mas, essas são as principais para implementação Lean. Desde estabilidade, até criação de fluxo e, também para fazer sistema puxado.
Prejudicar o cliente jamais! Se você não encurtar ou nunca superproduzir, isto é, não necessariamente produzir muito, mas com rapidez. Desta forma, terá o menor lead time possível.
Flexibilidade, dinheiro e muito valor ao cliente. É fato: o realinhamento da produção veio para tirar vantagem através dos princípios lean. Portanto, a percepção da sua empresa é feita através das transformações enxutas.
Fortalecer a sua posição no mercado e se alinhar as posições da indústria ou empresa. E, é assim que devemos utilizar o Lean, através da transformação enxuta na empresa, para sanar os problemas e nos preparar para maiores avanços.
Desta forma, o propósito é equilibrar pessoas e processos. Com uma demanda flutuante, é necessário empregar o Lean para se transformar de verdade, sendo que qualquer processo pode melhorar.
Talvez, pensar assim pode nos causar problemas, à medida em que nós julgamos e avaliamos na perspectiva de buscar a perfeição, o Lean quebra a dualidade do otimismo e pessimismo, ele é como uma lâmpada.
Grande ideia, não? Faça sua mente e refaça sua empresa.
Espero que consiga se dar melhor na empresa. Por enquanto, você pode ir organizando a sua empresa ou indústria. Depois, comenta aqui embaixo as sugestões, dúvidas ou qualquer assunto que você queira puxar, assim como a produção.